Presidência da República
Brasil um país de todos
Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Recife (PE) sediará a 4ª Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença

30/11/2009 21:50:40

De 1º a 6 de dezembro acontece, em Recife (PE), a 4ª edição da Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). O evento será aberto por Nelson Sargento, um dos baluartes do nosso samba, no Pátio São Pedro, durante a Terça Negra, tradicional evento na capital do Estado. A celebração itinerante comemora os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, respectivamente, nos anos anteriores.

A programação inclui uma série de ações descentralizadas, além de um grande show de encerramento, no domingo, dia 6, às 19h, no Marco Zero. Antonio Nóbrega assina a direção artística desse encontro que reunirá Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Ed Motta, Elza Soares, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Margareth Menezes, Monica Salmaso, Siba, Silvério Pessoa e Spok

“A idéia norteadora da Semana de Direitos Humanos é validar a arte como um veículo eficaz na promoção dos Direitos Humanos, que engloba também o direito à cultura", afirma o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Ele diz que a cultura, a arte e a música sempre tiveram e têm papel fundamental para a promoção desses direitos no Brasil e no mundo e o show comemora essa parceria histórica. “Direitos Humanos são a defesa da vida e a idéia do show é celebrar a vida, as diferenças e o direito a igualdade", afirma Vannuchi.
Nóbrega conta que a seleção de músicos foi “fiel ao espírito da Semana". “Tentei fazer uma radiografia da heterogeneidade da música brasileira", explica o multiartista. Há diferentes ritmos e estilos entre esses músicos, mas todos têm trabalhos muito interessantes e representam bem a diversidade musical do Brasil". Nóbrega apresentará cada convidado, que tocará, em média, três canções de seu próprio repertório. No final, todos eles estarão reunidos no palco.

Ao longo de seis dias serão realizadas atividades que envolvem manifestações culturais desenvolvidas local e nacionalmente. Difundir e popularizar o conteúdo da Declaração, bem como desenvolver ações que contemplem e integrem segmentos socialmente vulneráveis também são pilares dessa realização.

“Faremos um show bem brasileiro, com artistas comprometidos com a música brasileira", afirma Antônio Nóbrega. Segundo ele, a idéia é de celebração, união, confraternização.
A semana "Direitos Humanos: Iguais na Diferença", que anualmente concentra as atividades em uma das capitais brasileira foi realizada no Rio de Janeiro- em 2006, e em Salvador – em 2007; e em 2008, Brasília.

Os Direitos Culturais são parte integrante dos direitos humanos e estão indicados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Assim, todas as pessoas devem poder participar da vida cultural de sua escolha e exercer suas próprias práticas culturais. O evento conta com o patrocínio da Petrobras e o Banco e do Banco do Nordeste. O governo do Estado de Pwernambuco e a Prefeitura de Recife são apoiadores.



Galeria de Fotos
Petrobrás Lei de Incentivo a cultura Banco do Nordeste Governo de Pernambuco Prefeitura de Recife

Brincante Terreiro Realização: sedh

© 2009 - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - todos os direitos reservados.

desenvolvido por A Winner Help